terça-feira, 11 de março de 2008

Blogs

A febre dos blogs surgiu há cerca de 6 anos. Houve uma baixa na procura por esse serviço, mas hoje ele ressurgiu com força total, em decorrência da chamada WEB 2.0 (da qual trataremos mais tarde). O blog nada mais é do que uma página na internet que qualquer um pode usar, sem a necessidade de um conhecimento específico em programação de páginas para internet.

Um dos grandes atrativos do blog é exatamente o fato de qualquer um pode publicar seus textos na internet, sem que precise estar vinculado a algum veículo de comunicação ou algo semelhante. Muitos já ficaram famosos com seus blogs e alguns até ganham dinheiro com isso. Um caso bastante notório é o do americano Perez Hilton, que vive com o que arrecada de publicidade em seu blog sobre fofocas do mundo das celebridades.

Outro aspecto importante dos blogs é a sua aceitação pelos veículos de comunicação, que já incluíram blogs em seus portais na internet. Além disso, muitos jornalistas vêem nos blogs uma chance de expôr as suas matérias em tempo real, sem precisar de uma prévia aprovação da editoria do jornal. O que traz a discussão para o fato de que muitas vezes as informações divulgadas em blogs não podem ser de inteira confiança por não terem sido checadas. Temos como exemplo disso o blog do jornalista Lúcio Ribeiro, que constantemente publica notas que não são verdadeiras, tendo que se retratar posteriormente.

2 comentários:

Andréa Couto disse...

Bem informativo seu post sobre blog. Com links que exemplificam e adicionam informações ao texto.

Talita Santos disse...

O texto está claro e informativo. Fez bom uso dos links para os blogs. O exemplo do blog americano foi um bom recurso para mostrar a dimensão do uso dessa ferramenta. Adicionar um exemplo de blog que comete muitos erros foi positivo para o texto, pois, mostra as possíveis problemas que podem ocorrer com o uso desordenado do mesmo.